Blog

O que determina a necessidade de contratar um seguro de vida?

  • Qualquer pessoa pode contratar um seguro de vida?
  • Somente quem tem dependentes precisa contratar um seguro de vida?
  • Minha situação financeira atual tem relevância nessa decisão?

 Para QUEM serve o seguro de vida.

Por um lado o seguro de vida é um dos seguros mais conhecidos, por outro lado é o que sofre mais rejeição. Provavelmente isso acontece um pouco pelo que já foi mencionado na matéria anterior (Por que devo contratar um seguro de vida?) a saber, porque as apólices de seguro usam termos que não são de conhecimento geral. Mas outro provável motivo seja alguns conceitos que foram propagados como se fossem verdade.

Um desses conceitos é de que o seguro de vida somente atende determinados tipos de pessoas. Felizmente esse conceito não é verdadeiro.

Todas as pessoas podem contratar uma apólice de seguro de vida. O que pode limitar a contratação está relacionado mais aos critérios das condições gerais das companhias do que a situação pessoal de quem tem interesse na contratação. Por isso é extremamente necessário consultar os profissionais da área para entender esses critérios e assim minimizar a possível recusa da contratação por parte da companhia.

Estado civil altera a necessidade da contratação?

A resposta direta é: Não!!

Esse é mais um conceito desenvolvido de maneira errada talvez como consequência de muitos fixarem a idéia de que seguro de vida só serve para os outros receberem depois do falecimento do segurado.

Uma vez que o seguro de vida tem contratações que são possíveis receber em vida, mesmo uma pessoa solteira e que não tem dependentes deve contratar uma apólice. Coberturas como invalidez seja temporária ou não, Dit, Rit, internação hospitalar, doenças graves são exemplos que beneficiam todos, independente de seu estado civil.

Sem dúvida uma pessoa que possui dependentes (e isso pode acontecer com que é casado ou não, concorda?) tem mais motivos para contratar uma apólice, dessa forma o que deve ser levado em consideração são as coberturas mais adequadas e os valores dessas coberturas de forma que o impacto financeiro seja o menor possível ou mesmo anulado.

Qual renda preciso ter para conseguir realizar a contratação?

Durante muito tempo se pensou que apenas pessoas que tem uma renda alta precisa de seguro de vida. Mais uma vez é um conceito desenvolvido de forma errada. Alguém que possui uma condição financeira estável, e não confunda a expressão “condição financeira estável” com “condição financeira alta”, uma vez que a estabilidade financeira não vem necessariamente de quanto a pessoa recebe como renda mas sim de quanto ela gasta de forma consciente e planejada, tem todos os motivos de contratar proteção para os imprevistos da vida.

Mais uma vez o que determina a necessidade da contratação, baseada na renda, são as coberturas e os valores a contratar. Como exemplo, para uma contratação de renda para o período de recuperação devido uma condição de lesão por esforço repetitivo (LER) o valor correto é aquele que repõe a perda baseado na divisão da sua renda que corresponda a um dia de trabalho.

Acredito que até este ponto tenha ficado claro que as necessidades para a contratação das coberturas e dos valores correspondentes de cada uma delas depende do perfil de cada um. O que torna praticamente impossível abordar todas as situações numa única matéria.

Por esse motivo estou à disposição para sanar quaisquer dúvidas que tenham ficado. Para isso sinta-se vontade para acessar a página de contato ou pelas redes sociais.

Agradeço sua atenção e até breve onde vou abordar as coberturas disponíveis para contratação.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X
Email

Veja também:

plugins premium WordPress
Rolar para cima